Publicidade

Saiba preencher uma nota promissória corretamente!

julho 25, 2020
nota promissória

O preenchimento de qualquer nota promissória é fundamental a fim do documento ter valor jurídico.

Neste artigo você vai aprender a fazer essa nota corretamente para evitar problemas com a legalidade do documento.

Quais são as prerrogativas do advogado? Descubra agora!

O que é uma Nota Promissória?

Primeiramente, a nota Promissória é tradicionalmente conhecida como promessa de pagamento. Portanto, aquele no qual emite assume um compromisso de pagar determinada quantia ao beneficiário em data pré-estabelecida. No Direito, a esse documento é um título de dívida líquida e certa, onde sequer se discute a origem. Ou seja, não é necessário especificar motivos de ser emitida e constitua a obrigação.

Publicidade

O art. 585 do Código de Processo Civil reconhece a força executiva da Nota Promissória, independentemente de protesto. Portanto, se o emissor deixar de pagar até a data estipulada, o credor pode acioná-lo judicialmente em Ação de Execução de Título Extrajudicial. Podendo acionar judicialmente dentro de 3 anos ou quando é ultrapassado o prazo, via Ação Monitória, cujo prazo prescricional de promover a cobrança é de 5 anos.

nota promissória

Dados Necessários

A fim da Nota Promissória jamais perca a força executiva, de acordo com o Decreto nº 57.663/1966, é fundamental ela preencher alguns requisitos:

Publicidade
  • No título deve ter expressa a denominação “Nota Promissória”;
  • Promessa de pagamento de alguma quantia determinada;
  • O nome do beneficiário/credor;
  • Data e o local onde está sendo emitido;
  • Nome e assinatura do emissor (subscrito).

O artigo 76 desse Decreto-Lei regulamenta que a nota promissória nunca perde o efeito por deixar de ter indicação da época e do lugar do pagamento. Dessa forma, quando a data esteja ausente, a previsão é de se pagar à vista. Portanto, quanto ao local do embolso, ele é considerado pagável no mesmo lugar onde ocorreu a emissão. Dessa forma, deduzindo-se o lugar do domicílio do subscritor será o local de pagamento.

Como preencher a nota promissória corretamente?

As notas promissórias podem ser adquiridas em blocos ou avulsas, ou impressas, sendo um título padrão, cujos dados vêm expressos a serem preenchidos. Os dados solicitados são: número da nota, vencimento, valor em moeda, a promessa de se pagar, a quem será pago, como, quando e onde. Após colocar o número, vencimento e valor em moeda, a promessa de pagamento segue o seguinte padrão:

  • Aos tantos dias do mês tal do ano tal, pagarei por esta única via de Nota Promissória, a Fulano de tal, CPF ou CNPJ, ou à sua ordem a importância de (valor expresso), em moeda corrente deste país;
  • Pagável em (nome da cidade), Nome do Emitente, CPF ou CNPJ do Emitente, Endereço do Emitente, Data de Emissão, e Assinatura.

O documento traz ainda a opção de constar CPF/CNPJ de dois avalistas. A fim de ter valor legal o registro com a Promissória não pode ter rasuras, deve ser legível e respeitar os requisitos citados a fim de não perca a força executiva. Agora você já sabe preencher a Nota Promissória corretamente. Continue acompanhando nossos artigos e mantenha-se informado(a) sobre todos os acontecimentos do mundo jurídico!

Herança Digital – O que acontece com o Patrimônio Virtual?

Encontre advogados perto de você!

Descreva seu problema para nossos profissionais e você será contatado pelo WhatsApp em poucas horas!

* O envio do seu problema é gratuito, porém os honorários oficiais poderão ser cobrados pelo profissional jurídico.

sobre o autor

conteúdos relacionados

Trabalho sem Carteira Assinada: Conheça os seus direitos!

Trabalho sem Carteira Assinada: Conheça os seus direitos!

O trabalho sem carteira assinada ainda é um dos problemas que colocam em risco os direitos do trabalhador brasileiro. De acordo com a legislação, todo trabalhador, pessoa física, que trabalha com subordinação, de forma contínua, com pessoalidade e recebendo uma remuneração, tem direito de ter essa...

Trabalho Escravo: Por que ainda existe nos dias de hoje?

Trabalho Escravo: Por que ainda existe nos dias de hoje?

O Trabalho Escravo ainda é uma das questões sociais mais sérias no Brasil. Dados do Observatório do Terceiro Setor, apontam que em 25 anos cerca de 55 mil pessoas foram resgatadas do trabalho considerado escravo no Brasil. Somente no ano de 2020, cerca de 942 pessoas foram resgatadas trabalhando...

Empresa Simples de Crédito: Conheça esse novo negócio!

Empresa Simples de Crédito: Conheça esse novo negócio!

Neste artigo vamos falar sobre a Empresa Simples de Crédito, um novo negócio que já tem dado o que falar no campo do direito. Já sabe o que é e como ela funciona e a quem ela oferta créditos por meio de empréstimos e financiamentos? Acompanhe a leitura desse artigo que você vai entender tudo isso...

deixe seu comentário