Publicidade

Saiba fazer um bom Marketing Jurídico!

agosto 04, 2020
Publicidade

A internet mudou a forma de se fazer negócios no Brasil e no mundo e essas mudanças chegaram também à advocacia com o marketing jurídico.

Neste artigo vou te explicar o que é o Marketing Jurídico, quais os tipos, as vantagens, as limitações legais e como fazer um bom marketing.

Publicidade

Sendo assim, vamos dar várias dicas de estratégias nas quais podem te ajudar a construir uma boa imagem.

Teve a CNH suspensa? Saiba como resolver!

O que é Marketing Jurídico?

O marketing jurídico é uma técnica utilizada de modo a fortalecer a imagem de advogados e de empresas de advocacia. Contudo, deve-se sempre respeitar as limitações do Código de Ética e Disciplina da OAB. O método é usado principalmente nos meios digitais visando destacar os diferenciais competitivos de um profissional ou de um escritório. Portanto, o marketing jurídico consegue estar na frente à concorrência e consequentemente atrair e consolidar uma clientela. Mas, obter resultados do marketing jurídico também requer planejamento e estratégias pautadas e alinhadas aos objetivos do escritório de advocacia.

Tipos de Marketing Jurídico

O Marketing Jurídico pode ser dividido hoje em dois tipos, nos quais vamos explicar a seguir. Um deles é o marketing jurídico digital, trata-se da forma de promover o escritório nos principais canais da web e nas redes sociais. Portanto, neste método, poderá ser feito em algum site e perfis nos canais e redes sociais. Já o marketing jurídico de conteúdo, é a construção de conteúdos a fim de alimentar um público-alvo com informações de interesse. Portanto, é feito através de artigos, e-books, livros, podcasts, vídeos e todas as formas de levar conteúdo a um determinado público.

Publicidade

marketing jurídico

Quais as vantagens?

Primeiramente, o marketing jurídico pode trazer inúmeras vantagens ao advogado. Pois, quanto mais se investe em estratégias de marketing mais se expande o alcance do escritório. Veja as principais vantagens nos próximos tópicos. Uma das grandes vantagens é ampliar e melhorar os seus negócios. Pois, através das mídias sociais os potenciais clientes podem conhecer muito mais sobre um profissional e seu escritório de advocacia. Dessa forma, tornando o acesso e a atração de clientes um processo natural a partir do ambiente digital. Outra coisa, é a melhora da forma de se relacionar com os clientes, mantendo um bom relacionamento com os clientes é a melhor forma de fidelizar. Pois, as ações de marketing jurídico são focadas em aproximar a marca do escritório ao público de interesse.

Portanto, transforma os clientes em admiradores do trabalho do advogado ou de um grupo de advogados. Alcançar de metas e objetivos, como em qualquer negócio ou profissão, requer um planejamento com objetivos e metas claras. Portanto, o marketing jurídico contribui de modo a acelerar o alcance das metas de crescimento. Ao fazer o marketing jurídico é criado um diferencial de competitividade. Pois, o público prefere confiar no seu trabalho a se aventurar na contratação de outro advogado. Quanto mais você trabalha estrategicamente a sua imagem e a do seu escritório, melhor é a sua reputação entre os clientes e concorrentes.

Limitações legais

A OAB regularizou a prática do marketing jurídico com um conjunto de regras a fim de limitar a divulgação de serviços jurídicos. Sendo assim, visa preservar a dignidade da advocacia e evitar que abusos em propaganda coloquem em risco a credibilidade da profissão. Sendo assim, existem limitações nas quais deve-se respeitar no marketing jurídico, não se deve fazer:

Publicidade
  • Fazer anúncios em rádio ou televisão;
  • Promover serviços de advocacia em eventos não relacionados à área jurídica;
  • Usar as expressões comuns de propagandas comerciais;
  • Divulgar preços de serviços;
  • Oferecer serviços gratuitos no site;
  • Usar fotos dos prédios dos tribunais nos materiais de divulgação.

Como fazer um bom Marketing Jurídico

Agora, vamos trazer alguns passos fundamentais a fim de obter um bom marketing jurídico. Primeiramente, defina as metas do plano de marketing, pois isso é fundamental. Portanto, reserve um momento a fim de traçar os objetivos do marketing jurídico antes de partir a ação. Pense em metas desafiantes, mas possíveis, mapeie esses números estabelecendo as metas financeiras e de crescimento do seu gabinete. Definir o público, por mais amplo que seja, é importante tentar criar um nicho, ou nichos da estratégia de marketing. Sendo assim, quanto mais específico um público mais fácil é estruturar a estratégia ideal para alcançá-lo. Com uma análise detalhada é possível traçar o perfil das pessoas nas quais estão mais propensas a fechar negócio.

Por exemplo, dos clientes nos quais você já tem, basta aplicar o marketing jurídico com foco nesse público. Sendo assim, escolher os canais certos, onde o público-alvo se localiza, é fundamental a fim de ter sucesso. Ter um site bem estruturado, é como se fosse o seu escritório na internet. Portanto, ter um blog a fim de compartilhar conteúdos de interesse do seu público e ter um perfil nas principais redes sociais, tudo isso é muito importante. Mapear suas ações após ter traçado seus objetivos e metas do plano de marketing, analise e conheça o seu público.

Publicidade

Portanto, após saber onde ele está, é preciso pensar nas atividades e ações sazonais e rotineiras nas quais precisam ser implementadas. Dessa forma, podendo chegar nos resultados nos quais sempre desejou. Após isso, é preciso definir responsabilidades e fixar prazos de execução de tarefas específicas e constantes. Portanto, defina os passos de modo a atingir os objetivos do seu escritório profissional.

Dicas

A nossa dica de uma boa estratégia de Marketing Jurídico é investir no marketing jurídico de conteúdo e utilizar os mecanismos digitais para distribuir o conteúdo. O marketing de conteúdo vem sendo uma excelente estratégia nos mais diversos segmentos. Mas, na advocacia ele tem uma relevância muito grande, pois o público-alvo precisa de informação, de conhecimentos sobre as leis e os trâmites de seus direitos. O gabinete onde consegue informar e atrair pessoas interessadas em seus conteúdos, criando autoridade e conquistando uma audiência fiel. Dessa forma, o público passa a ter confiança no seu trabalho e se tornam até divulgadores, compartilhando seus conteúdos e sendo referência em sua área. Sendo assim, invista nessas dicas:

  • Procure disponibilizar conteúdos respondendo dúvidas reais do público-alvo;
  • Procure grupos e comunidades nas redes a fim de fazer a divulgação dos conteúdos;
  • Compartilhe estudos de casos a fim do público veja como pode resolver os problemas apresentados;
  • Saiba utilizar as técnicas de SEO nos seus conteúdos, fazendo ele aparecer nas primeiras páginas nos dispositivos de buscas na web como o Google;
  • Não se esqueça do relacionamento, tire os momentos para responder comentários e mensagens privadas;
  • Conheça a dinâmica de cada rede social, dessa forma, produzindo os conteúdos de forma específica às características de cada uma.

Dessa forma, desfrute dos resultados, porque ao investir em marketing jurídico é o caminho para ter sucesso. Gostou desse conteúdo? Portanto, continue acompanhando nosso site! Por aqui compartilhamos o máximo de informações de modo a contribuir com o seu sucesso no exercício da advocacia.

Veja como contar o prazo processual da forma correta!

Encontre advogados perto de você!

Descreva seu problema para nossos profissionais e você será contatado pelo WhatsApp em poucas horas!

* O envio do seu problema é gratuito, porém os honorários oficiais poderão ser cobrados pelo profissional jurídico.

sobre o autor

conteúdos relacionados

Conheça os seus direitos AGORA – Trabalho sem Carteira Assinada

Conheça os seus direitos AGORA – Trabalho sem Carteira Assinada

O trabalho sem carteira assinada ainda é um dos problemas que colocam em risco os direitos do trabalhador brasileiro. Mas ainda que seja sem carteira assinada, você tem direitos SIM! De acordo com a legislação, todo trabalhador, pessoa física, que trabalha com subordinação, de forma contínua, com...

Trabalho Escravo: Por que ainda existe nos dias de hoje?

Trabalho Escravo: Por que ainda existe nos dias de hoje?

O Trabalho Escravo ainda é uma das questões sociais mais sérias no Brasil. Dados do Observatório do Terceiro Setor, apontam que em 25 anos cerca de 55 mil pessoas foram resgatadas do trabalho considerado escravo no Brasil. Somente no ano de 2020, cerca de 942 pessoas foram resgatadas trabalhando...

Empresa Simples de Crédito: Conheça esse novo negócio!

Empresa Simples de Crédito: Conheça esse novo negócio!

Neste artigo vamos falar sobre a Empresa Simples de Crédito, um novo negócio que já tem dado o que falar no campo do direito. Já sabe o que é e como ela funciona e a quem ela oferta créditos por meio de empréstimos e financiamentos? Acompanhe a leitura desse artigo que você vai entender tudo isso...

deixe seu comentário