Publicidade

Advogado Home Office – Como trabalhar de casa?

janeiro 23, 2021
advogado home office

Primeiramente, o advogado home office já vinha sendo uma tendência no Brasil, no ano da pandemia do coronavírus se tornou uma necessidade.

Com ferramentas digitais cada vez mais eficazes e uma boa conexão à internet, o advogado pode trabalhar remotamente tendo a mesma qualidade.

Neste artigo eu vou explicar melhor sobre a nova realidade e quais as vantagens e desvantagens de ser um advogado home office.

Publicidade

Saiba fazer um bom Marketing Jurídico!

Atuação do Advogado Home Office

A maior parte dos escritórios de advocacia e advogados, até alguns meses, não tinham o home office institucionalizado, mas muitos já até ofereciam certa flexibilidade. Os atendimentos e execução de tarefas eram intercalados entre home office e escritório. Essa flexibilidade se tornou relevante na adaptação do advogado home office em tempos de pandemia. Sendo assim, hoje contando com equipes alinhadas e uma boa comunicação, a atuação do advogado home office tem sido um sucesso. Portanto, existem muitos nos quais afirmam que não voltarão mais ao formato exclusivo em escritórios.

Organização do Advogado Home Office

Primeiramente, para trabalhar bem o advogado home office precisa se organizar. A chave do sucesso do home office, somando-se às ferramentas digitais, é a organização. Mas claro, não é necessário ter em casa a mesma estrutura de um escritório de advocacia completo. Ainda mais se optar em trabalhar como advogado home office de forma flexível. Boa parte da organização física poderá ser mantida no escritório. Contudo, caso deseje trabalhar exclusivamente em casa, será preciso pensar em um formato de escritório adaptado à realidade do home office. Ou seja, que caiba na sua casa e atenda sua necessidade.

advogado home office

Em qualquer das situações é muito importante ter um espaço reservado exclusivamente para trabalhar remotamente. Portanto, é necessário ter todas as ferramentas e materiais para trabalho e comunicação com equipe, clientes, fóruns, tribunais, etc. A organização e o espaço exclusivo evitam distrações, perca o foco e tenha o rendimento prejudicado. Contudo, na falta de espaço a fim de se organizar, também é possível pensar em opções fora da residência. Dessa forma, os coworkings são muito utilizados atualmente. Opções nas quais possibilitam uma dinâmica melhor e até mais proximidade junto aos clientes.

Rotina do Advogado Home Office

Outro ponto relevante no qual também é parte da organização do advogado home office é a rotina. Manter alguma rotina é essencial a fim de obter sucesso no trabalho remoto. Embora ter horários possa ser um pouco complicado ao advogado home office. Dessa forma, a fim de manter a produtividade do home office é fundamental estabelecer sua rotina como se estivesse trabalhando no escritório. Deve-se estabelecer seus horários e nesse período focar exclusivamente nas atividades, sem dar atenção às outras coisas do seu cronograma. Mas, não adianta procurar alguma fórmula pronta para conseguir manter essa rotina, porque é preciso encaixá-la na dinâmica da sua casa e do seu trabalho. Sendo assim, deve-se dar atenção ao seu próprio ritmo, perceber o que faz mais sentido, se rende a começar mais cedo ou tarde. Dessa forma, veja quais os melhores momentos para as suas pausas de refeições e cafés.

Um ponto fundamental na organização do cronograma do advogado home office, é alinhar-se com os demais familiares. Isso é fundamental, dessa maneira, evitam-se invasões no seu espaço de trabalho lhe interrompendo, assim como para que o seu trabalho de advogado não gere transtornos nas rotinas dos seus familiares. Mas claro, manter seus clientes informados da sua forma de trabalhar e dos seus horários, desse modo, eles sabem sempre o que esperar do seu atendimento. Outro ponto muito importante, é a utilização de programas ou sites nos quais oferecem uma forma de organização, como o Google Agenda, por exemplo. A utilização de programas de videoconferência (Zoom, Skype ou Google Meets) é de fundamental importância, deve ter também um website a fim do seu cliente poder entrar em contato.

Publicidade

Vantagens

Uma das maiores vantagens de ser advogado em home office é a economia. Fica mais barato o investimento a fim de ser advogado em casa do que montar um escritório. Além da economia em transporte, roupas, calçados, alimentação fora de casa, etc. Outra vantagem bem relevante é a flexibilidade de horários. Poder escolher o melhor horário de trabalho, quando e como fazê-lo, é o sonho de muita gente. Sendo assim, o advogado home office possibilita isso, pois apesar da necessidade de manter o foco e a rotina, não é aquele mesmo rigor de horário e da rotina na qual envolve várias organizações além da sua própria. Além do tempo de deslocamentos no qual pode ser aproveitado na organização interna, gerando economia de tempo, além de dinheiro.

Desvantagens

Quando se pensa isso em cidades grandes então, pode ser um ganho de tempo e de dinheiro muito significativo no cotidiano do advogado home office. Agora, claro que tem lá suas desvantagens. Principalmente se você não conseguir manter um rigor na organização. Uma dessas desvantagens é a mistura da vida profissional com a pessoal no mesmo ambiente. Portanto, é preciso muita atenção para ele não roubar os seus momentos familiares, as refeições e os seus lazeres. Assim como a sua vida pessoal, filhos, animais, companheiros e familiares devem evitar ao máximo inviabilizar o seu trabalho de advogado em casa. Você precisa ter bem clara a forma como deve funcionar a dinâmica na relação de vocês, insistir na manutenção da sua rotina e estabelecer um formato de comunicação com todos.

Contudo, caso trabalhe remotamente, seu cliente precisa ter o acesso ao seu endereço, telefone e aplicativos de mensagens de forma muito facilitada, mas é necessário não abusar desse acesso. Sendo assim, agora você já sabe tudo a fim de se organizar como um advogado home office. Portanto, já entendeu também sobre o diálogo honesto com os familiares, clientes e a organização de uma rotina onde fazem esse formato dar muito certo. Mas saiba, na maioria dos casos, tem dado muito certo. Portanto, se ficou alguma dúvida sobre estamos aqui para esclarecer. Fale conosco! Continue seguindo nosso blog, mantenha-se sempre atualizado sobre todas as novidades da advocacia.

Teve a CNH suspensa? Saiba como resolver!

Encontre advogados perto de você!

Descreva seu problema para nossos profissionais e você será contatado pelo WhatsApp em poucas horas!

* O envio do seu problema é gratuito, porém os honorários oficiais poderão ser cobrados pelo profissional jurídico.

sobre o autor

conteúdos relacionados

Direitos do Condômino: Saiba quais são eles!

Direitos do Condômino: Saiba quais são eles!

Para quem vive em condomínio, conhecer os direitos do Condômino e deveres são essenciais para evitar problemas. A vida em condomínio não é livre de problemas, sempre tem aqueles condôminos que deixam de cumprir deveres ou invadem os direitos dos outros. Isto torna os conflitos muito comuns e a...

Horas Extras: Quanto devo ser pago por elas?

Horas Extras: Quanto devo ser pago por elas?

Se tem uma pergunta sobre direitos trabalhistas que o trabalhador brasileiro sempre faz é: horas extras, quanto devo ser pago por elas? Pois bem, se você é trabalhador e essa é uma dúvida que você tem, acompanhe esse post. Nele vamos explicar detalhadamente tudo sobre horas extras e como estão...

Aposentadoria e Pensão por Morte pode acumular?

Aposentadoria e Pensão por Morte pode acumular?

Uma das dúvidas dos contribuintes do INSS é: Aposentadoria e Pensão por morte pode acumular? Nos casos em que alguém já recebe uma pensão, se tem direito a outra e em que circunstâncias isto é possível. Principalmente quando se trata de um aposentado ter direito à pensão por morte de cônjuge,...

deixe seu comentário