Publicidade

Como solicitar a aposentadoria especial? Descubra agora!

maio 24, 2021
aposentadoria especial

Primeiramente, a legislação traz um tratamento destinado à aposentadoria especial de alguns profissionais de áreas específicas.

Pois, algumas profissões exigem do trabalhador a exposição a agentes nocivos à sua saúde e integridade ao longo dos anos.

Portanto, trata-se do caso dos profissionais da saúde, a quem é garantida essa modalidade de benefício.

Publicidade

Sendo assim, para esses casos específicos, trazemos alguns aspectos importantes a fim de sanar as dúvidas sobre a sua forma de concessão.

Saiba tudo sobre o Imposto de Renda de Aposentados!

Minha atividade é especial?

As atividades relacionadas à saúde, possuem índice de exposição a agentes nocivos. Pois, estão expostos a doenças e situações de risco como o aparelho de raio-x, então conforme a legislação os profissionais que atuam na área da saúde atuam em atividade especial.

aposentadoria especial

Como comprovar atividade especial?

É possível comprovar atividade especial a fim de obter a Aposentadoria especial através do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) e o LTCAT (Laudo de Condições Ambientais de Trabalho). Sendo assim, esses são feitos por um profissional qualificado a fim de analisar as condições onde o empregado estava exposto. Nesses documentos todos os aspectos referentes à profissão e a exposição do profissional aos agentes nocivos, bem como quais são as substâncias nas quais a pessoa foi exposta serão descritas.

O que a legislação solicita?

A fim de configurar a aposentadoria especial, existem uma série de requisitos nas quais a legislação prevê. Dessa forma, o principal deles é a forma de comprovação da exposição aos agentes nocivos, a documentação deve ser em relação a todo o período de configuração. Portanto, deve seguir o que consta no §3º do Artigo 57, da Lei 8.213/91. Além disso, o período de carência é necessário para a aposentadoria especial, são exigidas 180 contribuições mensais, semelhante às outras formas de concessão de aposentadoria. Lembrando que a legislação concede ao beneficiário 100% do salário de contribuição, conforme §1º do Artigo 57, da Lei 8.213/91.

Qual o prazo de contribuição na aposentadoria especial?

Existem graus diferentes de nocividade, portanto, são 3 os prazos de enquadramento, nos quais variam conforme o agente de exposição, sendo os prazos de 15, 20 ou 25 anos. Os tipos de agentes podem ser químicos, biológicos ou químicos, a variar da profissão.

Posso solicitar a aposentadoria tendo trabalhado poucos meses?

A exposição ao agente nocivo não pode acontecer de forma intermitente ou não ocasional. Ou seja, o trabalhador precisa estar exposto ao agente nocivo durante todo o período trabalhado, sem ter desempenhado outras funções em períodos entre a função especial. Esse requisito está no §3º do Artigo 57, da Lei 8.213/91. Mas esses períodos podem ser utilizados observadas as regras de conversão, para a Aposentadoria por Contribuição, diminuindo o tempo necessário por conta dos agentes nocivos, mas não sendo concedida a aposentadoria especial.

Publicidade

Como solicitar a Aposentadoria Especial?

Passados os prazos de carência, de contribuição (avaliar o caso) e de idade, 60 anos, o contribuinte pode se dirigir a uma agência do INSS, com os seguintes documentos:

  • Documento pessoal com foto;
  • Carteira de Trabalho para comprovação dos períodos, funções desempenhadas e o período de carência;
  • Documentos comprovando a condição de configuração de aposentadoria especial, da condição de trabalho, o PPP emitido por um profissional.

Se o INSS negar o meu pedido de aposentadoria especial?

Caso o INSS negue a concessão da aposentadoria especial, pode ser realizado recurso administrativo para decisão do próprio órgão. Neste momento, é importante analisar quais os motivos responsáveis pela negativa. Pois, nem sempre está ligada à atividade, mas pode ser outros requisitos formais, como carência ou intermitência da atividade.

Se eu ainda não conseguir?

Se o recurso for negado e a aposentadoria especial não for concedida no pedido no INSS, é recomendado buscar um profissional, advogado previdenciário. Dessa forma, poderá elaborar a ação judicial cabível e contestar o resultado do entendimento do INSS. O advogado previdenciário fará o pedido da aposentadoria especial diretamente na Justiça Federal. Dessa forma, poderá através de outras provas, perícia e testemunha, comprovar a atividade e tempo de exposição aos agentes nocivos. A pandemia da COVID-19, demonstrou ainda mais o risco que esses profissionais correm, estando sempre na linha de frente do combate e garantindo o acesso à saúde e à recuperação. Por isso, conhecer os direitos e solicitar o justo tratamento é muito importante, seja pela via administrativa ou judicial.

Como ocorre o Reembolso Plano de Saúde?

Encontre advogados perto de você!

Descreva seu problema para nossos profissionais e você será contatado pelo WhatsApp em poucas horas!

* O envio do seu problema é gratuito, porém os honorários oficiais poderão ser cobrados pelo profissional jurídico.

sobre o autor

conteúdos relacionados

Trabalho sem Carteira Assinada: Conheça os seus direitos!

Trabalho sem Carteira Assinada: Conheça os seus direitos!

O trabalho sem carteira assinada ainda é um dos problemas que colocam em risco os direitos do trabalhador brasileiro. De acordo com a legislação, todo trabalhador, pessoa física, que trabalha com subordinação, de forma contínua, com pessoalidade e recebendo uma remuneração, tem direito de ter essa...

Trabalho Escravo: Por que ainda existe nos dias de hoje?

Trabalho Escravo: Por que ainda existe nos dias de hoje?

O Trabalho Escravo ainda é uma das questões sociais mais sérias no Brasil. Dados do Observatório do Terceiro Setor, apontam que em 25 anos cerca de 55 mil pessoas foram resgatadas do trabalho considerado escravo no Brasil. Somente no ano de 2020, cerca de 942 pessoas foram resgatadas trabalhando...

Empresa Simples de Crédito: Conheça esse novo negócio!

Empresa Simples de Crédito: Conheça esse novo negócio!

Neste artigo vamos falar sobre a Empresa Simples de Crédito, um novo negócio que já tem dado o que falar no campo do direito. Já sabe o que é e como ela funciona e a quem ela oferta créditos por meio de empréstimos e financiamentos? Acompanhe a leitura desse artigo que você vai entender tudo isso...

deixe seu comentário