Publicidade

Veja como contar o prazo processual da forma correta!

julho 31, 2020
prazo processual

Primeiramente, as mudanças recentes na legislação brasileira trouxeram importantes alterações na maneira de calcular o prazo processual.

Veja neste artigo como ficou a contagem do prazo processual de processos civis, na Justiça do Trabalho e nos Juizados Especiais.

Saiba como administrar seu escritório de advocacia!

Prazo Processual no Novo CPC

A maneira de calcular o prazo processual é uma das principais mudanças trazidas pelo Código de Processo Civil de 2015, nos artigos 218 a 235. Entre as principais inovações, se deu na consolidação da maneira de contar os prazos em datas úteis de qualquer julgamento processual. Sendo assim, também a suspensão da contagem entre os dias 20 de dezembro e 20 de janeiro, dando resposta a uma velha luta da advocacia. De modo a evitar divergências, o artigo 224 do CPC determina os prazos sejam contados excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento. Entretanto, exceto quando houver disposição em contrário.

Publicidade

O art. 224 também regulamenta que se os dias do começo e do vencimento coincidir com final de semana ou feriado, deverão se estender até o próximo dia útil. A mesma regra, como expressa o dispositivo legal, deve prevalecer sempre quando os prazos caírem em alguma data na qual não haja expediente forense. Sendo também, quando este seja encerrado antes ou tenha início depois do horário normal e ainda se a comunicação eletrônica estiver indisponível. Quanto à data de publicação, é considerada a partir do primeiro dia útil seguinte ao da disponibilização da informação no Diário da Justiça eletrônico. Começa a contar o prazo processual no primeiro dia útil seguinte à publicação.

prazo processual

Prazo Processual na Justiça do Trabalho

Após a entrada da reforma trabalhista, aprovada pela Lei 13.467/2017, houve uma importante alteração na contagem do prazo processual em processos trabalhistas. A referida Lei alterou o art. 775 da CLT de modo a conseguir contar o prazo processual somente nos dias úteis.

Sendo assim, da mesma maneira na qual já estava ocorrendo no processo civil. Contudo, no âmbito da Justiça do Trabalho ainda não é pacífico o entendimento sobre a cálculo somente em dias úteis. Pois, o tema é objetivo de divergências e polêmicas entre aplicadores do direito trabalhista.

Publicidade

Prazo no Juizado Especial

A Lei nº. 13.728/2018 determinou o cálculo do prazo processual apenas em datas úteis a qualquer ato processual. Desse modo, incluindo-se a interposição de recursos e o âmbito dos seguintes Juizados Especiais:

  • Cíveis e Criminais;
  • Federais;
  • Da Fazenda Pública.

Sendo assim, esta regulamentação teve um grande empenho da OAB pela necessidade de definir alguma regra de contagem de prazo nos Juizados Especiais. Dessa forma, garantindo as condições dignas para o exercício da advocacia, onde tem uma função essencial na administração da Justiça. Pois, trata-se de um exercício preconizado pela Constituição Federal.

Portanto, os processos dos Juizados Especiais seguem a mesma regra do processo civil, ou seja, são contados apenas nas datas úteis. Se você quer saber mais assuntos e temas da área, está no lugar certo. Acompanhe nosso conteúdo e fique sempre atualizado em tudo o que acontece na advocacia.

Saiba como se tornar um Advogado Empreendedor!

Encontre advogados perto de você!

Descreva seu problema para nossos profissionais e você será contatado pelo WhatsApp em poucas horas!

* O envio do seu problema é gratuito, porém os honorários oficiais poderão ser cobrados pelo profissional jurídico.

sobre o autor

conteúdos relacionados

Trabalho sem Carteira Assinada: Conheça os seus direitos!

Trabalho sem Carteira Assinada: Conheça os seus direitos!

O trabalho sem carteira assinada ainda é um dos problemas que colocam em risco os direitos do trabalhador brasileiro. De acordo com a legislação, todo trabalhador, pessoa física, que trabalha com subordinação, de forma contínua, com pessoalidade e recebendo uma remuneração, tem direito de ter essa...

Trabalho Escravo: Por que ainda existe nos dias de hoje?

Trabalho Escravo: Por que ainda existe nos dias de hoje?

O Trabalho Escravo ainda é uma das questões sociais mais sérias no Brasil. Dados do Observatório do Terceiro Setor, apontam que em 25 anos cerca de 55 mil pessoas foram resgatadas do trabalho considerado escravo no Brasil. Somente no ano de 2020, cerca de 942 pessoas foram resgatadas trabalhando...

Empresa Simples de Crédito: Conheça esse novo negócio!

Empresa Simples de Crédito: Conheça esse novo negócio!

Neste artigo vamos falar sobre a Empresa Simples de Crédito, um novo negócio que já tem dado o que falar no campo do direito. Já sabe o que é e como ela funciona e a quem ela oferta créditos por meio de empréstimos e financiamentos? Acompanhe a leitura desse artigo que você vai entender tudo isso...

deixe seu comentário