Primeiramente, você sabe a disciplina do curso de direito onde ensina a administrar o escritório de advocacia e entender essa vida de empresário?
Isso mesmo, nenhuma disciplina ensina durante o curso de advocacia a como abrir o seu escritório e administrá-lo com eficácia.
Por isso separamos aqui algumas dicas nas quais você precisa saber a fim de organizar a sua vida e escritório de advocacia nesse início de fase tão importante.
Vai ser muito melhor começar pelo caminho certo do que ir se ajustando quando estiver cheio de prazos, audiência e atendimentos na rotina da advocacia.
Sendo assim, separamos 5 grandes grupos de competências e assuntos ao falarmos da organização ao administrar um escritório de advocacia.
Escritório de advocacia: Relacionamento com o cliente
A pessoa mais importante em um escritório de advocacia está na relação é o cliente, afinal é dele o direito no qual você será o responsável por cuidar e proteger. Sendo assim, em qualquer negócio, o cliente deve sempre ser pensado na relação, isso não é diferente quando se tem um escritório de advocacia. Além do mínimo, a entrega de um atendimento humanizado e de informações claras, pense em diferenciais de modo a fidelizar o cliente no seu escritório.
Como exemplo básico, enviar mensagens em datas comemorativas, como o aniversário. Dessa forma também, caso o nicho do escritório de advocacia seja direito médico, enviar aos seus clientes as felicitações no Dia do Médico. Pois, as pequenas coisas vão estreitando os laços e fortalecendo a confiança do cliente. Lembre-se sempre, os processos estão sendo digitalizados, mas um escritório de advocacia sempre deve respeitar as pessoas é a maior tendência. Portanto, posso garantir, apostar nisso pode gerar clientes mais fiéis e ter mais sucesso.
Precificação
Acredito que esse seja um dos pontos mais sensíveis, principalmente pela questão do aviltamento de honorários. Sendo assim, os jovens advogados em início de carreira devem buscar a valorização da profissão cobrando os valores devidos pelo trabalho da advocacia. Por isso, indicamos observar as tabelas de honorários da Seccional de cada estado, abra o site, veja os valores e entenda o mercado. Após isso, chame advogados nos quais tem um escritório de advocacia ou possuem experiência no mercado, convide para um café e tire suas dúvidas.
Esse tabu, de não podermos conversar e tirar as possíveis dúvidas somente irão te prejudicar, portanto, converse com quem tem experiência. Portanto, peça ajuda e entenda o mundo da advocacia a fim de definir o valor, mas note, estamos falando de valor e não preço. Sendo assim, mapeie bem quais são as experiências e o que é entregue na sua prestação de serviços do escritório de advocacia, esse é o seu valor.
Finanças
Primeiramente, finanças não se trata apenas do valor a ser cobrado, há diversas outras coisas para se preocupar. Porém, a atividade da advocacia jamais pode ser registrada como MEI, então terá basicamente duas opções. A primeira é ser um profissional autônomo, contribuindo o INSS e pagando o Imposto de Renda como Pessoa Física. A segunda, é criar uma Sociedade Individual de Advocacia ou junto a outros colegas, dividindo as suas finanças e tendo uma empresa.
Contudo, recomenda-se a segunda opção, um registro de CNPJ dentro da forma como você vai iniciar a sua advocacia, seja individualmente ou em sociedade. Assim, pode separar as finanças pessoais das finanças do escritório, gerar notas aos seus clientes. Dessa forma, recolhendo os tributos da maneira correta, garantindo além de organização, uma imagem do responsável do escritório ao cliente.
Marketing Jurídico
O Conselho Federal da OAB estabelece limites com base na não mercantilização da profissão. Porém, existe a possibilidade de se pensar o marketing principalmente focando na criação de conteúdo. Mapeie o seu público, pergunte as pessoas mais próximas as principais dúvidas do assunto e responda em forma de post, de imagem, de vídeo, etc. Portanto, foque em uma linha editorial alinhado ao seu nicho de atuação no qual você possa se tornar referência no mercado.
Eu posso atuar em outras áreas?
Sim, por exemplo, um cliente pode lhe buscar em um caso de direito do consumidor, mas criou tanta confiança que ele quer fazer o seu divórcio com você. Portanto, você pode fazer, deixando claro que poderá trabalhar com parcerias de modo a solucionar o caso, mas acompanhará do início ao fim. As situações se complementam e não se excluem, não limite a sua advocacia, ter foco em uma área vai te trazer expertise. Mas, esteja sensível às necessidades do seu cliente, focando em parcerias nas quais representem os mesmos ideais.
Estruturar processos no escritório de advocacia
Na era na qual vivemos, é impossível não pensar em digitalização no escritório de advocacia em todas as etapas, desde o atendimento até o julgamento. Os processos nos tribunais já são digitais, apenas alguns estados implementaram mais cedo e outros tempos depois. Contudo, o advogado no qual está iniciando na profissão com um escritório precisa se adequar a essa realidade. Então, é importante, desde o início exista uma plataforma de cadastro dos clientes e processos no escritório de advocacia.
Alguns sistemas de escritório também têm controle de entradas de honorários, agenda e automatização de tarefas simples. Importante entrar em contato com a Seccional de onde possui o registro, muitos estados têm parcerias bem favoráveis. Por exemplo, a OAB/SC e CAASC desenvolveram uma parceria com a Easyjur, um sistema no qual oferece acesso gratuito para até 500 processos cadastrados.
Ferramentas extras para escritório de advocacia
Além do sistema de gerenciamento dos processos e prazos judiciais, existem ferramentas nas quais auxiliam a organizar tarefas no escritório de advocacia. Sendo assim, desde a agenda até o calendário editorial de produção de conteúdo são ferramentas essenciais em qualquer escritório de advocacia. Sendo assim, podemos citar duas, o primeiro é o Trello, no qual estrutura muito bem as coisas e permite a criação de times, de até 9 quadros de forma gratuita. Outra opção é o Notion, mais personalizável e completo, mas é mais limitado na versão gratuita.
Portanto, quando se trata de criação de equipe e compartilhamento de tarefas essas ferramentas são ótimas. Então, vem com tudo para essa carreira na qual é muito promissora a todos aqueles nos quais desejam uma atuação responsável e focada no cliente. Dessa forma, há espaço para todos e principalmente a quem quer construir algo inovador na advocacia. Essas dicas são o pontapé inicial a fim de administrar um escritório de advocacia, não há mercado saturado a quem pensa nos detalhes e busca a inovação.
Mas, lembrando, mesmo sendo um advogado contratado, pode sugerir essas dicas e implementar no seu local de trabalho. Dessa forma, implementando o intraempreendedorismo dentro do escritório de advocacia no qual você trabalha, isso é uma skill muito valorizada.