Como ser um Correspondente Jurídico? Confira Aqui!

abril 27, 2020
Correspondente Jurídico - Advoga

Descubra como funciona a atividades e veja as dicas para ser um correspondente jurídico.

Passou a sonhada formatura e você está pronto para dar o seu melhor no mercado de trabalho, só que não tem experiência e consequentemente não consegue tantas oportunidades, ou então, o seu espírito empreendedor te faz crer que a melhor escolha é começar logo sozinho para ser um profissional de destaque no futuro.

Independente do motivo que te trouxe a esse texto, estamos aqui para mostrar para ti uma oportunidade de se colocar no universo jurídico de trabalho e iniciar uma jornada de sucesso, afinal os boletos não esperam e a anuidade não se paga sozinha.

Mas o que é um Correspondente Jurídico?

É um profissional necessário na atividade da advocacia, para auxiliar em demandas que o advogado não consegue estar presente em determinado local e precisa de informações ou da presença de alguém que o represente.

Ou seja, um correspondente fará determinados atos dentro do processo ou procedimento de outro colega.

Uma das maiores vantagens do trabalho de correspondente jurídico é que antes mesmo de se formar ou antes de conquistar a tão sonhada vermelhinha, a carteira da OAB, o Estudante e o Bacharel em Direito podem desempenhar algumas atividades de correspondência.

Alguns atos não são privativos da advocacia e podem ser realizados por estas pessoas. Como por exemplo, cópia de processo, protocolos, serviços cartoriais, dentre outros.

A principal vantagem de ser um correspondente jurídico é a autonomia, o mundo do trabalho vem mudando constantemente e a revolução 4.0 já afeta o trabalho jurídico também.

Ou seja, o correspondente jurídico pode utilizar da tecnologia por meio de sites e programas para contato com quem necessitar da sua demanda.

Além do mais, na atividade de correspondente você pode iniciar o seu networking, criar conexões com pessoas de vários locais do país, que futuramente podem ser parceiros em outros projetos.

Correspondente Jurídico - Advoga

Tudo lindo até o momento, mas é rentável?

Não existe uma tabela para o serviço de correspondente jurídico unificada em todo o país, você deve observar alguns pontos no momento da precificação dos serviços ao seu cliente, conforme segue abaixo:

O local em que vai realizar a diligência

Por exemplo, você pode ter algum escritório, trabalhar em um co-working ou mesmo viver no home office, só que normalmente cada diligência acontece em um local diferente e a distância influenciará no seu gasto.

O tempo despendido

Preciso fazer uma cópia de um processo de 100 páginas e de um de 5 volumes, com 300 páginas cada um, obviamente o tempo na digitalização será muito diferente e deve ser considerado.

Os recursos que serão necessários

Normalmente para uma diligência preciso de meu celular e de internet, mas para outras precisarei de cópias físicas de documentos ou selos de autenticação, que alteram o valor final

A entrega do serviço

Dificilmente você vai precisar enviar algum documento por correio, já que os sistemas processuais hoje são eletrônicos na maioria do país, mas sempre existem situações específicas que devem ser observadas.

Lembre-se, independente da formação e da escolha da forma de trabalho sua, a entrega do serviço é muito importante.

Claro que vão existir clientes que preferem uma simplificação do processo ao máximo, mas tente sempre entregar mais ao seu cliente.

Por exemplo, demonstre que não se trata apenas de uma cópia ou protocolo, pergunte se faltou algo, se ficou alguma dúvida, aposto que sempre será lembrado como referência para próximos contatos e para indicação também.

A partir do momento que se fizer um bom serviço, a sua vitrine para fechar outras parcerias e futuros contratos estará pronta.

E, se você é estudante ou bacharel poderá ter na correspondência um canal incrível para futuros novos negócios e oportunidades.

Ainda sobre a precificação, lembre-se que a valorização dos serviços jurídicos. E ainda que a atividade da advocacia só será efetivada quando a atitude partir dos operadores do direito.

Além do mais, vai existir o dia que você estará do outro lado, tenha empatia e recuse serviços que não se importem com o seu trabalho.

Saiba como ser uma advogado online agora!

E como vou conseguir desempenhar e garantir um bom trabalho de correspondente?

1- Mantenha-se atualizado

A atualização deve estar em dois pontos, saber quais as principais alterações e discussões do direito. Para inclusive, se necessário orientar quem está solicitando.

E saber os endereços e locais dos principais órgãos na cidade que você vai atuar é importantíssimo.

Imagine a seguinte situação, alguém solicita com urgência uma diligência e você perde uma manhã toda indo a endereços antigos até descobrir onde está localizada atualmente a Polícia Federal da sua cidade.

2 – Ofereça os seus serviços

Não pense que ser correspondente significa que você não tem sucesso ou que não sabe o que fazer na advocacia.

Muito pelo contrário, todo advogado já foi correspondente, seja para um amigo que precisou, seja no início da carreira.

E, inclusive, se você quiser, poderá ser correspondente durante toda a sua carreira, sem fazer na atividade apenas um “tapa buracos”.

3 – Promova o seu networking

As redes sociais são fundamentais para que as pessoas possam saber sobre os serviços que você oferece e encontrar você facilmente, às vezes as diligências podem chegar de onde menos se espera.

Agora você já conhece uma forma rentável e prática de começar a sua carreira na advocacia. Ou mesmo uma área de atuação que pode lhe agradar e multiplicar sua rede de contato.

Siga as dicas e comece já a sua jornada de sucesso!

DICA: Conheça os benefícios do Clube de Serviços da OAB!

sobre o autor

conteúdos relacionados

Quais são as prerrogativas do advogado? Descubra agora!

Quais são as prerrogativas do advogado? Descubra agora!

O advogado é de alta importância na valorização da Constituição Federal de 1988, por isso é importante saber as prerrogativas do advogado. Sendo assim, juntamente com outros órgãos da administração da justiça, funções garantidoras da justiça social no Brasil. Saiba agora, as prerrogativas do...

Herança Digital – O que acontece com o Patrimônio Virtual?

Herança Digital – O que acontece com o Patrimônio Virtual?

Atualmente, a internet é um local com grande acúmulo de patrimônio digital, portanto, deve-se ficar atento quanto a isso ao realizar uma herança digital. Ao mesmo tempo em que a internet se tornou o ambiente de maior interação entre as pessoas, se transformou em uma de acumulação de patrimônio...

Saiba a importância de atualizar o seu CNA OAB!

Saiba a importância de atualizar o seu CNA OAB!

O Cadastro Nacional dos Advogados – (CNA OAB) é um banco de dados administrado pelo Conselho Federal da OAB, por meio do Secretário-Geral Adjunto, conforme definição do Regulamento Geral da classe. Portanto, o CNA serve como ferramenta de orientação sobre as informações de qualquer advogado...

deixe seu comentário