Conheça 10 Especialidades de Direito mais requisitadas!

junho 05, 2020
ADVOGA - 10 Especialidades de Direito mais requisitadas

Quem optou pela formação em Direito pode se considerar um profissional com amplas possibilidades de especializações.

São muitas as especialidades disponíveis em Direito.

O objetivo deste artigo é apresentar 10 especialidades de Direito mais requisitadas atualmente no Brasil para que você possa refletir e fazer uma escolha sábia para a sua especialização.

Especialidade de Direito – TOP 10

Algumas especialidades de direito são tradicionais, tais como: Direito Civil, Direito Penal, Direito Tributário, Direito Trabalhista, Direito Eleitoral, Direito do Consumidor, Direito Ambiental e Direito Empresarial.

Outras atividades são mais recentes, como o Direito da Tecnologia da Informação ou Direito Digital e o Direito das Relações Institucionais.

ADVOGA - 10 Especialidades de Direito mais requisitadas

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre cada uma dessas 10 especialidades mais requisitadas no mercado.

1 – Direito Civil

Considerada a área mais ampla do direito brasileiro, o especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil atua em ações que se refiram a interesses individuais e particulares na posse de bens, compra e venda de locações e questões que envolvam heranças, divórcios, contratos, dentre outras relações e fatos jurídicos.

Como ramificações do Direito Civil o profissional pode se especializar, por exemplo, em: Direito de Família, Direito de bens e obrigações, Direito Contratual, dentre outras, conforme sua maior afinidade, habilidades e interesses, pois todas são de bastante procura pro bons profissionais.

2 – Direito Penal

O especialista em Direito Penal atua em ações de crimes e contravenções.

O profissional pode representar a defesa ou ser assistente de acusação de pessoas físicas ou jurídicas envolvidas em processos penais.

Dependendo do mercado em que está inserido pode ser interessante restringir ainda mais a especialização. Como por exemplo, ser especialista em crimes políticos, em crimes contra a honra, ou crimes contra a vida.

Mas se for um mercado mais aberto e popular pode não ser tão interessante restringir tanto e sim atuar nos vários tipos de crimes.

É importante saber analisar o que será melhor para a carreira do criminalista de acordo com suas possibilidades de obter clientes na localidade e região em que estará atuando.

3 – Direito Tributário

O advogado especialista em Direito Tributário atua com as normas e princípios relacionados às obrigações tributárias, arrecadação de impostos e taxas e atribuições de órgãos fiscalizadores.

Esse profissional atua defendendo interesses de pessoas físicas e jurídicas contribuintes de eventuais equívocos que possam ocorrer na taxação de impostos e tributos pelas entidades arrecadadoras.

É uma área promissora no Brasil porque é muito comum dúvidas e conflitos nesse segmento no país que é um dos campeões em número de impostos, gerando inúmeras demandas entre o fisco e os contribuintes nas esferas, municipal, estadual e federal.

4 – Direito Trabalhista

O advogado especialista em Direito Trabalhista atua na defesa ou acusação sobre direitos de pessoas ou empresas em ações inerentes à relação empregatícia, podendo representar o empregado ou o empregador, além de atuar também nas questões sindicais e relacionadas à Previdência Social já que os ramos do direito estão inter-relacionados

A especialização em Direito Trabalhista tem sido uma boa opção por tratar-se de um setor comumente movimentado no Brasil, envolvendo diversos conflitos que precisam da representação de um advogado bem preparado e especializado com amplo conhecimento em direitos trabalhistas.

5 – Direito Eleitoral

O especialista em Direito Eleitoral atua em representação das relações jurídicas que decorrem dos processos eleitorais.

Os conhecimentos que um especialista nessa área precisa ter estão baseados, principalmente, em normas constitucionais que se referem às competências e funções de cada ente federativo e em legislações específicas que regulam os processos eleitorais no país.

Pode parecer que esse ramo do direito fique em maior evidência nos anos eleitorais, mas na verdade é um importante setor da advocacia independentemente de épocas, pois, os direitos e deveres que são defendidos não se restringem às campanhas eleitorais, mas abrange a atuação de todo o cenário político do país, dos estados e dos municípios, em qualquer tempo.

6 – Direito do Consumidor

Outra área bastante movimentada no direito brasileiro é a de direitos dos consumidores. O especialista nessa área atuará mediando as relações entre consumidores e fornecedores de bens e prestadores de serviços.

O advogado pode defender interesses tanto dos consumidores como dos fornecedores. Para isso precisa conhecer profundamente o Código de Defesa do Consumidor, que é a legislação específica regulamentadora das relações de consumo no Brasil.

7 – Direito Empresarial

O especialista em Direito Empresarial atua no Direito privado com as questões jurídicas das empresas de um modo geral, nas relações contratuais, situações referentes ao processo de abertura e fechamento de organizações empresariais, dentre outras atividades inerentes às relações jurídicas de empresas.

O especialista em Direito Empresarial pode representar uma única organização ou ter várias delas como clientes.

É muito comum que grandes empresas façam a contratação de especialistas para representá-las com exclusividade.

Mas também é comum que um Escritório de Advocacia especializado em Direito Empresarial tenha várias empresas como clientes.

8 – Direito Ambiental

O especialista em Direito Ambiental, advogado ambientalista, atua desde o acompanhamento de processos administrativos para o licenciamento ambiental que é exigido no exercício de várias atividades profissionais e empresariais, até os processos relativos às infrações ambientais e suas consequências.

Esse profissional participa representando pessoas físicas e jurídicas também em ações judiciais civis e criminais referentes à legislação ambiental.

É uma especialidade do Direito bastante requisitada por envolver todas as atividades do homem com o meio ambiente, e desta relação têm surgido inúmeras demandas na atualidade.

9 – Direito da Tecnologia da Informação ou Direito Digital

Relativamente nova no Direito, essa especialidade cuida dos direitos referentes às tecnologias da informação e das relações jurídicas digitais.

O advogado que se especializa nessa área encontra um mercado em franca expansão e com grande valorização como especialista.

O profissional atua em questões jurídicas relacionadas à internet e à informática e deve estar preparado para lidar com as particularidades de direitos nas relações que se estabelecem entre usuários e provedores, no e-commerce, bancos on line, dentre outras.

Seja um advogado digital! Veja mais dicas aqui!

10 – Direito das Relações Institucionais

Esta é uma área extremamente nova e promissora para a especialização em Direito.

O especialista em Direito das Relações Institucionais é responsável por acompanhar a rotina do Congresso Nacional e as mudanças que ocorrem constantemente nas legislações.

Como a Economia do país vive um cenário de mudanças e instabilidade, especialmente nos últimos dois anos, o trabalho nessa especialidade tem sido bastante requisitado por empresas para acompanharem as mudanças.

Como você pôde ver dentro das 10 especialidades do Direito mais requisitadas atualmente aqui apresentadas, é possível se encaixar conforme suas afinidades, habilidades, interesses e mercado. É só escolher.

DICA: Veja como ser um correspondente jurídico e aumente sua renda!

Continue com a gente! Aqui procuramos sempre tratar de assuntos que ajudem você a se encontrar no exercício da advocacia.

sobre o autor

conteúdos relacionados

Saiba fazer um bom Marketing Jurídico!

Saiba fazer um bom Marketing Jurídico!

A internet mudou a forma de se fazer negócios no Brasil e no mundo e essas mudanças chegaram também à advocacia com o marketing jurídico. Neste artigo vou te explicar o que é o Marketing Jurídico, quais os tipos, as vantagens, as limitações legais e como fazer um bom marketing. Sendo assim, vamos...

Teve a CNH suspensa? Saiba como resolver!

Teve a CNH suspensa? Saiba como resolver!

Ao cometer infrações no trânsito, o motorista fica sujeito às diversas penalidades previstas na legislação, podendo ter a CNH suspensa. Dentre elas, o pagamento de multa, perda de pontos na carteira de habilitação. Porém, nas recorrências ou situações mais graves, pode até ter o seu direito de...

Veja como contar o prazo processual da forma correta!

Veja como contar o prazo processual da forma correta!

Primeiramente, as mudanças recentes na legislação brasileira trouxeram importantes alterações na maneira de calcular o prazo processual. Veja neste artigo como ficou a contagem do prazo processual de processos civis, na Justiça do Trabalho e nos Juizados Especiais. Saiba como administrar seu...

deixe seu comentário